Onde foi que eu errei?

sexta-feira, junho 09, 2017

Por Danilo Briano:

Temos a tendência de nos vitimizar. Muitas vezes questionamos: "Onde foi que eu errei?". Reclamamos das pessoas, das situações, das faltas de oportunidades. Achamos que as coisas não acontecem nas nossas vidas por culpa dos outros e usamos dessas desculpas para nos isentar dos nossos erros.

Quando o homem conhece o evangelho, ele passa a ter uma visão mais nítida de suas falhas, de suas limitações e que "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos" (Lamentações 3:22). Tem uma música, chamada " Why me Lord", que mostra essa situação:

Por que eu, Senhor? O que eu fiz
Pra merecer toda a graça que eu tenho conhecido?
Diga me, Senhor, o que eu fiz para merecer te amar
E toda a bondade que você têm me mostrado?

Senhor, divino Jesus, eu O admiro
Então me ajude, Jesus, eu sei o que sou
Agora que sei que precisei tanto de você
Ajude-me, Jesus, minha alma está nas suas mãos

O homem natural sempre acha que merecia mais do que tem, nunca está satisfeito com aquilo que Deus proporcionou para ele, mas aquele que conhece a palavra de Deus sabe que tem muito mais do que merecia ter e que Deus está sendo gracioso com a sua vida.

Deus cuida dos seus filhos de uma forma inexplicável. E como foi citado na letra da música, O que fizemos para merecer tudo o que Deus tem feito nas nossas vidas? Nós não merecemos nada e Deus nos deu tudo, tínhamos uma dívida impagável e Jesus Cristo pagou essa dívida. Além de assumir toda a nossa culpa, faz-nos desfrutar do Seu reino e contemplar Sua Majestade.

Na história do povo de Deus, vemos o homem sempre pecando, mas Deus nunca deixou de estender Sua poderosa mão para os guiar, os sustentar e cumprir com a aliança que Ele tinha feito com eles. Isso revela algo maravilhoso sobre Deus!

Deus como guia
"O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar; a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite." - Êxodo 13:21-22
Vemos que o Senhor guia os passos do Seu povo. O Senhor guia Seus filhos porque são incapazes de achar o caminho por si mesmos. Sem a presença de Deus nunca iremos achar o caminho da salvação. A ovelha precisa do seu pastor para conduzi-la para seu aprisco. Deus guia nossos passos para chegarmos ao Seu reino.


Deus como mantenedor
"E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã" - Êxodo 16:35
Deus nos sustenta e supre as nossas necessidades. O povo Hebreu sempre recebeu as provisões para o seu sustento. Não porque eles mereciam, pois viviam contestando seu Deus fazendo queixas e acusações contra Moisés; mas porque Deus agiu de misericórdia.


Deus como cumpridor da aliança
"Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas." - Êxodo 15:27
Deus foi fiel à aliança que Ele tinha feito com Abraão, Isaque e Jacó; e mesmo com toda idolatria de bezerros de ouro, incredulidade e blasfêmias, Deus nunca voltou atrás nas Suas promessas de abençoar os Seus eleitos. Nessa passagem, Deus simbolizou as doze fontes de água com as doze tribos de Israel e as setenta palmeiras com os setenta primeiros israelitas que chegaram ao Egito; mostrando o cuidado de Iahweh com seu povo.

Deus seja louvado!


Créditos imagem: aqui





Nenhum comentário:

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.