Sobre ler a bíblia #01

segunda-feira, maio 01, 2017



Escrevendo um blog literário, eu não poderia deixar de comentar sobre as minhas leituras do livro que mais leio na vida.

A Bíblia. A bela e poderosa palavra de Deus.

Meu maior intuito aqui - compartilhando a minha experiência - é te incentivar a ler esse livro tão importante.

Comecei ler a bíblia durante a minha alfabetização, e nunca passei longos períodos sem ter contato com ela, mas mesmo assim, ler a bíblia também é um desafio para mim.

Durante os anos já a li de várias maneiras, desde abrir em uma página qualquer e começar a ler até seguindo uma tabela de leitura anual.

Entretanto o que mais funcionou para mim até agora, que é a forma como leio no momento, é ler um livro bíblico de cada vez. Seleciono um livro específico e dedico a ele alguns dias, semanas ou até meses. Sempre seguindo do primeiro capítulo até o último.

Os benefícios que encontrei nesse modelo de leitura são vários, mas destaco alguns:

  • Constância
Ler um livro de cada vez, principalmente os históricos e os evangelhos, me ajudou a ler a bíblia regularmente, pois seguindo uma linha de fatos e/ ou episódios é despertado um interesse maior para o que vem depois.

  • Interesse
A jornada dos grandes personagens; os atos poderosos de Deus; as guerras; o sofrimento e alegria de homens e mulheres de vários contextos, idades, personalidades diferentes por causa de sua Fé; o Messias prometido a um povo, sua chegada, vida, morte e ressurreição...

Através da leitura dos livros inteiros passamos a conhecer tudo isso,

como,
quando,
quem,
porque,

Uma dimensão que a leitura de textos isolados não proporciona, mas que justamente, é a que torna a bíblia a cada dia mais interessante...

  • Contextualização
A compreensão do texto bíblico depende em primeiro lugar da sua contextualização. Na leitura de um livro específico durante algum tempo fica mais fácil contextualizar, que segue basicamente quatro pontos¹:

  1. o significado literal: o que ele diz
  2. o cenário histórico: os eventos da narrativa, a quem é dirigida e como foi compreendida na época
  3. a gramática: a sentença e parágrafo imediatos nos quais uma palavra ou frase se encontra
  4. a síntese: a comparação com outras partes das Escrituras.

  • Meditação
Essa leitura constante, intencional e contextualizada de um livro bíblico específico durante um tempo (seja horas, dias, semanas, meses...) gera uma maior assimilação do leitor com o texto. E o resultado disso é uma meditação espontânea pós leitura.

Muitas pessoas tem dificuldades com momentos devocionais (que seria um assunto para outro post) de meditação da escritura, mas o que as vezes lhes escapa, é que esses momentos são consequência  da leitura comum ou assídua da Bíblia.

*

Hoje eu vou parar por aqui... espero que este post tenha incentivado você de alguma forma a ler a bíblia, em breve voltarei para compartilhar mais sobre esse assunto.


PS. Decidi separar a leitura bíblica das outras atualizações ;)


Referências
¹ https://www.gotquestions.org/Portugues/biblico-contexto.html


-------------------------------------------------------------
Kelly Oliveira B. Criou o Café&bonsLivros em 2014; Cristã protestante, 28 anos, mora em BH, Contadora. - Uma simples leitora que segue sempre o sábio conselho de Spurgeon: "...visite muitos livros bons, mas viva na Bíblia" ;)

5 comentários:

  1. É sempre tão bom passar por aqui, Kelly! Amei esse post...

    Eu também prefiro ler um livro de cada vez, já vi algumas tabelas que selecionam alguns capítulos do AT e NT para ler paralelamente no dia a dia... Eu até comecei, mas não rolou... Parecia uma leitura desconexa. Abraços...

    Ps. Ainda precisamos ter aquela conversa sobre ficção cristã... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inae, também é sempre muito bom tê-la por aqui...

      Acho que não conheço ninguém que seguiu uma tabela dessas por muito tempo. O problema maior disso é a pessoa não identificar que a dificuldade está na "forma de ler" e não em si.

      Abs.

      Ps. Vamos ter essa conversa sim, inclusive está nos meus planos escrever algo sobre isso... talvez conversando as ideias fiquem mais claras :)

      Excluir
  2. Amei o post Kelly, aliás amo todos os seus posts.

    Eu também já li a Bíblia de diversas maneiras, mas é sempre bom ler um livro da cada vez, em alguns eu tenho muitas dificuldades, surgem muitas dúvidas aí eu anoto tudo e vou perguntar aos universitários rsrsrsrs. É muito bom buscar ajuda quando não estamos conseguindo.

    Um abraço, que Deus te abençoe cada dia mais nesse espaço tão enriquecedor que é seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Val!

      "É muito bom buscar ajuda quando não estamos conseguindo."
      - é verdade, o auxilio na leitura bíblica é muito importante. O ideal é sempre buscar aprender em conjunto com outras pessoas, até mesmo para nos dar a oportunidade da aproximação entre teoria e prática.

      Na falta de pessoas para isso (em uma igreja local, na EBD, estudo bíblico, discipulado... - uma triste realidade de alguns), pode-se contar com os inúmeros livros expositivos ou comentários bíblicos.

      Amém! Abs.

      Excluir
  3. Verdade Kelly, tenho feito isso tb...É mais proveitoso

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.