FILME | Um senhor Estagiário

quarta-feira, maio 31, 2017

Por Danilo Briano:

Hoje o filme escolhido para movimentarmos essa coluna é Um senhor Estagiário. 

Indicado para todas as faixas etárias (maiores de 10 anos), essa produção mistura um humor leve com temas muito importantes, tais como amizade, cooperação, valorização do trabalho etc.

A história se baseia em um viúvo de 70 anos, Ben Wittaker, que se cansa de sua rotina de aposentado e quer ser desafiado a se reinserir em um mercado de trabalho em que a tecnologia é totalmente diferente daquela usada em seu tempo. Ele quer se sentir produtivo, alguém que pode oferecer um capital intelectual a uma empresa. Entra nessa questão do trabalho algo muito maior que a mera recompensa financeira, o foco aqui é a realização pessoal.

O diretor mostra o mérito do trabalho como algo que nos mantém felizes, algo que nos faz ter vontade de acordar cedo e pensar na vida sob uma nova perspectiva. Esse conceito permeia tanto esse filme que o protagonista vai trabalhar/estagiar em uma empresa de roupas que passa o tempo todo a idéia de vender "sonhos" para os seus clientes.

Muitas pessoas quando pensam em emprego já pensam em pessoas sendo oprimidas por um patrão opressor que as explora. No entanto, devemos pensar no trabalho como algo que irá nos tornar pessoas mais responsáveis, pró-ativas e conscientes de estarem contribuindo para o crescimento da sociedade. Ben Wittaker, interpretado por Robert de Niro, faz uma seleção para estagiário sênior dessa empresa de roupas e é aprovado. Ele encontra uma seríssima dificuldade com a má vontade de sua chefe, Jules Austin, em relação a pessoas idosas, mas mesmo assim ele continua com todo vigor. 

Eis duas características do estagiário Ben Wittaker que eu gostaria de destacar:

Resiliência
Resiliência significa capacidade de superar, de recuperar-se de adversidades. Desde o começo, sua chefe se negava a passar trabalhos para ele, porém ele ao invés de esperar que ela lhe desse atribuições, correu atrás de ajudar outros funcionários e estagiários. Ele criou situações favoráveis para ele em um cenário bastante pessimista. Essa resistência chamou a atenção dos seus colegas de trabalho e consequentemente da sua chefe, Jules Austin. Quando somos resilientes, geralmente construímos pontes com os escombros dos muros que destruímos.

Excelência
Muitas pessoas frustradas profissionalmente são aquelas que não quiseram empenhar-se verdadeiramente por seus alvos. A busca por uma constante melhora e desenvolvimento do seu potencial não é algo que acontece sem esforços, necessitamos correr atrás disso. Ben Wittaker buscava ser o melhor profissional possível; tem uma cena do filme em que sua chefe está incomodada com uma pilha de documentos em cima de uma mesa, aí quando chega o outro dia aqueles documentos estavam todos arquivados e o problema resolvido. Todos querem ser elogiados e recompensados, mas poucos querem chegar mais cedo para adiantar o serviço ou largar mais tarde para não deixar para o outro dia algo inacabado. E essas pequenas coisas fazem a diferença para uma evolução profissional. 

Conclusão
É um filme que eu super recomendo, bem dinâmico, divertido e que passa conceitos de valorização do trabalho, desenvolvimento profissional, amizade entre colegas de trabalho - ao invés de rivalidade - e principalmente da necessidade de corrermos atrás dos nossos sonhos e encararmos quaisquer barreiras e dificuldades, pois sairemos muito mais fortalecidos após essa experiência. Há uma dificuldade em relação ao trabalho em que sou contra, que é a questão de priorizar o trabalho em detrimento da família e do lazer; o equilíbrio é importante para a construção de uma família sólida e também para a nossa saúde mental. Entretanto o trabalho não deve ser demonizado, mas valorizado como uma dádiva de Deus na vida do ser humano.

***

+info: Um senhor Estágiario / Lançamento: setembro de 2015 / Direção: Nancy Meyers / Gênero: Comédia / Duração: 2h 01min / Classificação: 10 anos

TRAILER





Nenhum comentário:

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.