Memórias, um gênero literário... (Pedro Nava #01)

quarta-feira, março 08, 2017


Parece que a leitura de "Baú de Ossos", o primeiro volume das memórias de Pedro Nava, veio para confirmar de uma vez a minha simpatia pelo gênero; que chegou para mim de mãos dadas com o biográfico. Ganhando, porém agora um espaço só seu. Nas Memórias não importa se há identificação ou não com o que se lê - não tenho quase nenhuma com o médico brasileiro Pedro Nava - é o próprio ato de rememorar do autor tão bem descrito ali que é encantador.

Enquanto leio as suas memórias, forço-me também a lembrar. Não vagamente... profundamente. E consigo entender como ele, o que antes era confuso. 

Junta-se a isso, o fato do referido autor brasileiro ao lembrar das pessoas, lembrar também das coisas e dos lugares; reconstruindo um passado que explica o presente de uma família, de uma cidade, de um povo, de uma nação.

Impossível não reagir capturando recordações já há muito ou pouco tempo, engavetadas.

Memórias...  um gênero literário capaz de transformar um leitor em um potencial escritor; nem que seja das próprias memórias.

eu sou um pobre homem do Caminho Novo das Minas dos Matos Gerais.

É por ser neto do retrato que sou periodicamente atuado pela necessidade de ir a São Luís do Maranhão.

Porque trabalho ordenado, obrigações em hora certa, deveres cronometrados e labutas pontuais prendem o corpo mais fortemente que cadeados e trancas. Anulam a divagação preguiçosa. Previnem a descida dos três degraus sucessivos da abominação: pensamento, palavra e obra.

Era o ano em que Belo Horizonte, alvorecente batia o pleno das suas construções, em que surgiam no sertão os primeiros incidentes com Antônio...


[Citações Pedro Nava, 1972 em "Baú de Ossos"]



-------------------------------------------------------------
Kelly Oliveira B. Criou o Café&bonsLivros em 2014; Cristã protestante, 28 anos, mora em BH, Contadora. - Uma simples leitora que segue sempre o sábio conselho de Spurgeon: "...visite muitos livros bons, mas viva na Bíblia" ;)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.