A natureza humana: "A causa secreta e outros contos de horror" | EU LI #36

É incrível como alguns livros chegam até nós. Se eu passasse os olhos em um título como esse "A causa secreta e outros contos de horror" numa prateleira de livraria ou biblioteca, eu jamais escolheria tal livro para ler [nem pra dar uma folheada]. Entretanto, por causa de um escritor importante da literatura brasileira, o Sr. Machado de Assis [que não lia já há muito tempo], ocorreu de um conto chamado "A causa secreta" datado de 1885 despertar minha curiosidade - em primeiro lugar por ser escrito por ele e depois pelo seu título provocativo. Procurei e encontrei o conto. Só que numa coletânea de outros contos, pensei "vou ler só o do Machado" [rs. ledo engano].


Acontece que o tal conto do Machado é muito bom. E com ele - depois com o prefácio - entendi a proposta dessa pequena obra. Sem entrar em muitos detalhes "A causa secreta" conta-nos algo no mínimo muito estranho sobre um homem comum/normal, que gera repulsa, medo, horror em homens comuns/normais. Parece simples, e é, a genialidade do autor está justamente aí. Por mais horrendo que seja o que Machado de Assis nos relata sobre Fortunado, ao ler - pode ser que alguém negue - sabemos que aquilo é muito possível ou que aquilo não é nada impossível à natureza humana. Claro que ali como é comum na literatura foi levado a um nível exagerado, mas ainda assim, como já disse não impossível. Em outras palavras, esse conto é dito de "horror" não por falar de fantasmas, monstros ou algo sobrenatural. É de horror por expor uma face pavorosa da natureza humana. O personagem Fortunato nos causa horror principalmente por ser um homem comum como outro qualquer.

Vamos alongar mais sobre o assunto: O que é horror? Se você olhar no dicionário vai encontrar algo mais ou menos assim:

Sensação de medo que faz arrepiar o cabelo e a pele; Repulsão (por aquilo que reputamos medonho ou horrendo); Coisa horrível; Espetáculo horroroso; Desgraças, calamidades.¹

Na definição do prefácio da obra: Horror é “... um sentimento de obscura incerteza em relação ao mal que tanto teme.”

Com isso em mente, esse conto do Machado de Assis e os outros cinco de vários autores que compõem essa coletânea, provocam horror por retratarem o que mais tememos: o mal humano ou o mal presente na natureza humana. E não é que tememos esse mal por “obscura incerteza” da sua existência por assim dizer, mas por obscura incerteza da sua extensão e profundidade nos outros e em nós.

“O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” (Gênesis 6:5)²


A Causa Secreta e outros contos de horror
Vários Autores
Editora Boa Companhia, 2013, 152p.
★★★★★

- ¹https://dicionariodoaurelio.com/horror
- ² Tradução NVI

Kelly Oliveira B.


2 comentários:

  1. Gosto muito de Machado de Assis, mas ao nível do conto/novela apenas li O Alienista, mas de facto o horror não é o meu campo preferido mas quando li todos os contos de Poe confesso que apreciei muito a forma como ele expôs. Depois a questionar-me conclui mesmo que quando é explorado no domínio da incerteza que alimenta o medo em detrimento de fantasias absurdas de facto o horror pode dar obras-primas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!

      Gosto muito de Machado de Assis também.

      Não sou uma fã de literatura de terror/horror, mas reconheço - como você - ter nesse meio algumas obras de valor. Ainda quero ler alguma coisa do Poe.

      Abs.

      Excluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.