Aprenda a suportar os defeitos alheios

Crédito imagem: aqui
Por Tomás de Kempis:

O homem deve suportar com paciência as coisas que não puder consertar em si mesmo ou nos outros, até que Deus as disponha de outra maneira. Pense que pode ser melhor dessa forma, a fim de provar você e testar sua paciência, porque sem a provação e a paciência todas as nossas boas obras não têm muito valor. Quando você passar por dificuldades, não deixe de orar para que Deus o ajude a suportá-las de bom ânimo.

Se por uma ou duas vezes você advertir alguém, e a pessoa não lhe der ouvidos, não discuta com ela. Leve o caso a Deus, para que se cumpra sua vontade e o nome dele seja honrado em todos os seus servos, porque ele sabe transformar o mal em bem. Esforce-se para ser paciente com os defeitos e as enfermidades alheias, quaisquer que sejam eles, porque você também tem muitas falhas que os outros têm de suportar. Queremos que as pessoas sejam perfeitas, mas não aperfeiçoamos nossas próprias falhas.

Queremos que os outros sejam corrigidos com rigor, mas nós mesmos não nos corrigimos. A liberdade exagerada dos outros nos incomoda, mas não admitimos que nos neguem nossos desejos. Queremos que os outros sejam submetidos a leis severas, mas de modo nenhum queremos que alguém restrinja nossa liberdade. É evidente, portanto, como raramente pesamos nosso próximo na mesma balança em que pesamos a nós mesmos. Se todos os homens fossem perfeitos, o que teríamos de suportar do nosso próximo por amor a Deus?

Mas Deus ordenou que aprendêssemos a "levar os fardos pesados uns dos outros" (Gálatas 6:2), porque não há ninguém que não cometa erros. Nenhum homem se basta a si mesmo, por isso temos de suportar, consolar, ajudar, instruir e admoestar uns aos outros. É nas adversidades que descobrimos o tamanho da virtude ou da força que temos. Não é a ocasião que torna o homem fraco; ela simplesmente revela quem ele é.


[Tomás de Kempis (1380-1471); Imitação de Cristo (The Imitation of Christ) Livro 1 capítulo 16; Tradução de Antivan Guimarães Mendes, Editora Mundo Cristão, 2013] 

***

2 comentários:

  1. Que belo ensinamento. Suportar uns aos outros é um ato de amor e sabedoria, somente quem ama o próximo consegue suportar e tem a capacidade de entender que todos cometemos erros, todos somos falhos. Imitação de Cristo. O nome do livro e esse texto me conquistou.

    Um ótimo fim de semana para você.
    http://coisasdemulhercris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdejane!

      Que bom! Fico feliz, obrigada pela visita.

      Bjim.

      Excluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.