EU LI #22 | Ministério de Mulheres, de Gloria Furman e Kathleen Nielson


[Necessário e abrangente]

Lançamento da Editora Fiel do mês de março desse ano (2016), Ministério de Mulheres, antes de mais nada é um belo livro - capa, arte gráfica, fonte... tudo impecável (exceto por uns erros de revisão aqui ou ali). Quando li o título "Ministério de Mulheres" confesso que ficou meio vago pra mim, o subtítulo ajuda: Amando e servindo a igreja por meio da Palavra. Porém o que melhor expressa sobre o que é esse livro é uma frase que está em sua contra-capa: Um guia prático para um ministério de mulheres centrado na Palavra. É isso.

O homem e a mulher desde a queda no Éden tem uma tendência a se distanciar da Palavra de Deus. Assim, nenhum ministério na igreja está isento da tentação de se focar mais nas necessidades e desejos humanos do que na provisão de Deus em revelar-se a si mesmo a nós. O ministério feminino, em particular, pode cair facilmente nessa tentação, em vez de o foco ser "mulheres se reunindo para ouvir e seguir a voz de Deus" pode tornar-se em algo "sobre mulheres". Nesse contexto, Gloria Furman e Kathleen Nielson juntamente com outras autoras buscaram através da convicção bíblica demonstrar que o ministério proveitoso de mulheres deve ser fundamentado na Palavra de Deus, crescer no contexto do povo de Deus e ter por objetivo a glória de Cristo.

O livro é dividido em quatro partes: O Coração do ministério de mulheres; Contextos para o ministério de mulheres; Questões do ministério de mulheres; e O objetivo do ministério de mulheres. É um guia prático para as mulheres e para a igreja de modo geral, mas ele não oferece uma fórmula ou um método pronto, e nem aborda somente os problemas relacionados com o assunto. A obra reuni na verdade, vários testemunhos de mulheres que estão envolvidas ministerialmente e que falam a partir de sua experiência, como são numerosas as possibilidades de trabalhos entre mulheres na igreja local, no mundo ao nosso redor ou em missões transculturais.


O primeiro capítulo (A Palavra no centro: ouvindo Deus falar) escrito pela Kathleen Nielson, é o meu favorito. A partir de Isaías 55, ela leva o leitor a meditar que a bíblia não somente contém a palavra de Deus, mas é a Palavra de Deus, bela e poderosa, que sustenta as nossas vidas. A Palavra simplesmente é uma questão de vida ou morte, devemos então, ser moldados por ela e esforçar-nos por levar a boa notícia ao conhecimento de tantos quanto possível. Outro ponto alto do livro, é a distinção dos papéis de homem e mulher na família e na igreja que Claire Smith traça. Em tempos como os nossos, em que amplia-se a discussão sobre gêneros, é muito importante que a nossa resposta sobre isso seja fundamentada na Palavra: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27)

Gostei muito também do que as autoras fizeram no capítulo 7 (Mais velhas e mais jovens: levando Tito a sério), ele é composto de cartas. Susan Hunt, representando a geração mais velha escreve uma carta para Kristie Anyabwille representante da geração mais nova, que também escreve uma carta para Susan. O capítulo ainda contém a resposta das cartas uma para outra - muito legal.

Achei o livro sensacional. Será uma fonte útil de consulta pra mim e ocasionalmente alvo de releitura. Fiquei muito feliz em saber que um conteúdo tão bom e relevante está disponível no Brasil [palmas para a Editora Fiel]. Recomendo muito para todos aqueles (mulheres e homens também) que amam a Igreja de Cristo e anseiam por ver a expansão do Evangelho. 


Ministério de Mulheres: Amando e servindo a igreja por meio da palavra
Título Original: Word-Filled Womens´s Ministry
Tradução: Ingrid Rosane de Andrade
Editora: Fiel, 2016
Páginas: 360
Compre: aqui
Adicione: skoob
★★★★★



Nenhum comentário:

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.