EU LI #20 | Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis


Depois de um longo recesso... o Blog está de volta! E é com prazer que eu retorno escrevendo sobre Imitação de Cristo, um livro que considero muito peculiar. Cheguei até ele por causa do meu desafio da Lista de Richard Foster e fui muito surpreendida em minhas expectativas.

Imitação de Cristo foi escrito em 1420 e publicado a primeira vez em 1471/1472, é um clássico cristão muito lido e apreciado desde seu surgimento. Trata-se de uma obra devocional do final da Idade Média que reflete particularmente o ambiente monástico em uma série de tratados sobre a vida espiritual, escritos de forma independente em sentenças breves e facilmente memoráveis. Os primeiros manuscritos de Imitação eram anônimos, mas a maioria dos estudiosos atribui a sua autoria ao alemão Tomás de Kempis ou Thomas à Kempis (1380-1471).

"...não queira ser conhecido e não procure a estima dos homens." Livro 1, capítulo 2

De início Tomás Hemerken (seu verdadeiro nome) não quis ser identificado, porém o melhor manuscrito da "Imitação de Cristo" tem a caligrafia dele e apresenta no final a seguinte anotação: "Concluído e completado no ano de nosso Senhor, 1441. Pela mão do Irmão Tomás de Kempis, no Monte Santa Agnes, perto de Zwolle".

A premissa dessa obra é a devoção a Deus. Para Tomás de Kempis só existe uma verdadeira espiritualidade: quando Cristo é o centro do coração. Tudo é Cristo e através de Cristo, ele é o alvo a ser alcançado, devemos buscar imitá-lo em tudo se desejamos de fato agradar a Deus. A obra apresenta um rico conteúdo bíblico, somando até centenas de citações e paráfrases da Escritura, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, destacando-se várias citações de 60 Salmos diferentes. Essa espiritualidade bíblica e cristocêntrica  do final da Idade Média é considerada por alguns um dos fatores que contribuíram para o surgimento da Reforma do século XVI.

"É tolo quem se preocupa com outras coisas, e não com as que podem conduzir à salvação" Livro 1, capítulo 2

Imitação foi apreciado por milhares de pessoas ao longo dos seus 6 séculos, dentre elas registra-se John Wesley, o fundador do Metodismo, que considerou-o um sumário para a vida cristã e o traduziu para os seus seguidores. É um livro profundo, que exige meditação, até mesmo porque ler essa obra sem meditar no que está se lendo é quase impossível. É o tipo de livro que lê o leitor. Apesar dos reflexos da vida monástica do autor e da época, é uma leitura que considero recomendadíssima para todo cristão. Os comentários e reflexões do autor sobre a vida, morte, sofrimento, amor e felicidade são muito interessantes. Há várias edições publicadas no Brasil e é fácil encontrar a versão digital na internet, todavia a edição da editora Mundo Cristão (2013) oferece um prefácio excelente, recomendo!
'Quem me segue, nunca andará em trevas', diz o Senhor (João 8:12). Essas são as palavras de Cristo, e com elas aprendemos como devemos imitar sua vida e seus costumes, se quisermos ser realmente iluminados e livres de toda cegueira do coração. Seja, portanto, nosso principal empenho a meditação sobre a vida de Jesus Cristo. (Livro 1 capítulo 1)



Título original: The Imitation of Christ
Autor: Tomás de Kempis
Editora: Mundo Cristão, 2013
Páginas: 143
Compre a versão para kindle: aqui
Classificação: ★★★★★






4 comentários:

  1. Sempre ouvi falar muito bem desse livro, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler :/
    Parabéns pela leitura !!
    Tem um clássico puritano que também tenho muita vontade de ler é o " A Pratica da Piedade " de Lewis Bayly.
    Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley! Espero que você faça a leitura de Imitação o quanto antes, é muito enriquecedora. Obrigada pela indicação, eu anotei aqui^^

      Abs.

      Excluir
  2. Eu ainda não conhecia este livro, mas através do seu blog, Kelly, estou conhecendo, e já quero ler, e vou ler assim que puder. Vou procurar a versão digital para eu ler.

    Kelly, fica com Deus!
    Bjos

    Lyu Somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus objetivos com esse blog é "promover a literatura cristã", então fico muito feliz em saber que você conheceu esse livro tão especial por aqui.

    Leia mesmo. Existe muitas versões deste livro, como citei na resenha a versão que eu indico é a da "Mundo Cristão" que está disponível na amazon (amazon.com.br) por menos de R$5,00 para os e-reards Kindle ou para o aplicativo Kindle (celular, tablet).


    Quando finalizar comente comigo o que achou ;)
    Bjim

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.