EU LI #11 | Como organizar sua vida e seu coração, de Staci Eastin



Título: Como organizar sua vida e seu coração
Autor: Staci Eastin
Editora: Vida nova
Ano Publicação: 2011
Páginas: 107
Classificação: ★★★★
Compre: Amazon; Vida nova
Adicione: Skoob

Sinopse skoob: Como organizar sua vida e seu coração - Sua vida está um caos e você não sabe como fazer para se organizar? Não se desespere. Este livro mostrará a você do que realmente precisa: de um caminho inteiramente novo e melhor para se organizar. Um caminho baseado na graça de Deus

Como organizar sua vida e seu coração é um dos livros da série Cruciforme que tem por objetivo publicar livros que inspirem os cristãos a viver como discípulos de Cristo no século XXI. O livro é sobre organização, foi escrito para mulheres, e mais especificamente para mulheres cristãs. O objetivo da autora não é estabelecer um novo planejamento ou uma lista de tarefas para limpeza da casa como em outros livros sobre o tema. A autora diz que a sua intenção ao escrever foi: ajudar a leitora a "servir a Deus e a família de forma mais eficiente, mais produtiva, com mais paz e alegria no coração".

A narrativa criativa e fluída tem um tom de uma conversa, em que Staci aqui e ali, faz perguntas a leitora que dificilmente podem ser respondidas rapidamente. Ela propõe que a falta de organização - desordem da casa; atrasos frequentes em compromissos; tarefas importantes sempre proteladas; guarda-roupas, quartos, garagens... lotados de tralhas etc. -  na vida das mulheres não é devida a  falta de habilidade, traumas de infância, problemas familiares ou falta de experiência. 

"Por que eu não organizo a minha vida para fazer o que eu sei que é importante e para qual, na verdade, já tenho as habilidades e o preparo necessários?"
   
Para ela a falta de organização é o reflexo da motivação do coração: Eu faço o que não quero fazer, e não faço o que quero fazer (Romanos 7:19). Assim é preciso sondar o nosso próprio coração e descobrir quais são as reais coisas que têm atrapalhado a caminhada sincera com Deus e causado o caos da desorganização em nossas vidas. E isso significa identificar os ídolos que ainda resistem em nosso coração. Sim! A idolatria aqui é colocada como principal motivo do caos na vida das mulheres ou ao menos da ineficiência em servir a Deus e a família. Ela expõe 4 ídolos muito comuns no contexto da mulher do século XXI: lazer, excesso de ocupação, a mania da perfeição e os bens materiais.   


Os pontos altos do livro pra mim foram mania de perfeição e lazer. A excelência deve ser buscada em tudo o que fazemos, porém há algo errado quando o objetivo é a perfeição. O problema com o perfeccionismo está na motivação por trás dele. Afundar-se num mar de detalhes, se estressar nas minúcias da vida, preocupar-se de forma doentia com as aparências etc., podem roubar a alegria de viver e prejudicar muito os relacionamentos. Se o nosso coração sente que as aparências e os elogios humanos são coisas da maior importância, e até achamos que através da perfeição devemos nos fazer merecedores do amor de Deus, isso significa que o perfeccionismo tornou-se um ídolo.

Quanto ao lazer Staci cita vários fatores, a procrastinação, o descaso com tarefas importantes, a preguiça e outros. Ela diz que existem mulheres que são viciadas em lazer, e creio que ela tem razão, esse pode ser mais um mal do século XXI: excesso de lazer (ou entretenimento).

Eu li esse livro por indicação do canal Geolê (link do vídeo abaixo), e realmente é um livro muito bom. Já li outros materiais sobre esse assunto, e nunca pensei como a idolatria poderia estar ligada a desorganização. Através de exemplos práticos e simples do dia-a-dia de qualquer mulher (solteira, casada, mãe, divorciada, viúva) a autora demonstra essa verdade, é realmente esclarecedor. Entender isso não só ajuda a identificar o real problema, mas ajuda-nos a enfrentá-lo da maneira certa - através de um sincero arrependimento e redenção a soberania de Deus.

Bom é isso, hoje eu indico fortemente Como organizar sua vida e seu coração, de Staci Eastin. 

Leia, leia mais^^


Vídeo resenha Canal Geolê

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.