EU LI #07 | Você sabe (mesmo) ler? - Ana González


Várias dicas e conceitos importantes para um leitor aplicado

Sabemos mesmo ler? Contamos com recursos eficientes? Geralmente não pensamos sobre isso até o momento que realmente precisamos dessa habilidade. Há momentos que realmente precisamos ler. E ler bem.  Nesse livro Ana Gonzaléz apresenta ao leitor instrumentos para tornar a experiência da leitura mais produtiva nas situações que ela se faça mais necessária (graduação, vestibular, concursos públicos etc), solucionando as necessidades básicas do leitor. No contexto Brasil, segundo a autora as principais necessidades apontadas pelos leitores são: problemas de compreensão, de atenção e de fixação de conteúdos. Perceber tais necessidades não é uma sensação agradável. Porém para evoluir quanto leitores, em teoria e prática, precisamos reconhecer quais são as nossas reais dificuldades, e buscar superá-las. A autora dividiu o conteúdo em 3 partes:

1ª Parte - Indicações de preparo para a leitura
Em 5 capítulos a autora fornece uma série de dicas para o leitor, quanto ao ambiente, postura, e tranquilidade necessárias para o melhor êxito na leitura. Ela indaga no capítulo 4 "Quando começa a leitura? e afirma que a leitura inicia antes e ultrapassa o ato da sua realização.   

"O bom leitor, em geral, tem um desejo a ser cumprido, sabe o que vai procurar. Tem um objetivo determinado. Já escolheu o texto e sabe para que vai lê-lo. Estabelece previamente uma expectativa em relação ao conteúdo escolhido. Ao longo da leitura, se ele estiver realmente envolvido, saberá discriminar se houve uma frustração de expectativas ou a sua efetivação."

É importante antes de embarcar numa leitura meditar no objetivo que se pretende a alcançar, mesmo que seja entretenimento, para no fim da mesma ponderar se tal objetivo foi alcançado ou não. Outro ponto abordado nessa 1ª parte é a importância do leitor ter sempre em mente que a tarefa que ele está desenvolvendo ao ler é de interlocução. "O ato de leitura é uma tarefa ativa, em que você se coloca em postura de contato com um texto que, por sua vez, expressa a intencionalidade de um autor. Esse autor está como que escondido atrás das palavras que ele escolheu para expressar suas ideias."A leitura na verdade é um diálogo entre o leitor e o autor que está presente em cada palavra.

2ª Parte - O contato com o texto
Nessa etapa Ana González faz menção de conceitos que podem parecer óbvios para quem lê muito, mas dignos de reflexão. Um deles é a importância do título de um texto ou um livro, "devemos tê-lo sempre em mente quando lemos. É como um farol, um direcionamento com que o autor presenteia o leitor." Ela discorre também sobre a percepção do contexto inerente a cada texto, a linguagem e os discursos, gêneros e níveis textuais, coesão e coerência e outros assuntos relacionados.

3ª Parte - Técnicas de estudo, organização pessoal e memorização
Essa parte final é bem básica, é apresentado alguns exemplos de texto e aplicado os conceitos aprendidos. A autora propõe também o uso de algumas técnicas de registro e planejamento.

É um livro curto, o conteúdo é bem básico. Valeu a leitura e recomendo, mas para quem tem intenção de se aprofundar mesmo no assunto, antecipo que esse não é o livro indicado. Aprendi alguns conceitos, relembrei outros, e extrai algumas dicas para a minha vida literária :) Eu li esse livro no kindle, quem tiver interesse é só me enviar um email que eu respondo com o ebook.

Até o próximo post ;)

  
Título: Você sabe (mesmo) ler?
Subtítulo: Leitura, o sutil mundo das palavras Autor: Ana González
Editora: Anagon
Ano Publicação: 2007
Páginas: 93
Classificação: ★★★★★
Baixe o ebook | skoob 

                                  

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kelly! É a segunda vez que comento em um post seu (risos). Primeiramente quero elogiá-la, mais uma vez, por essa pequena, mas bem elaborada, resenha. Gostaria de saber se você poderia me dar uma pequena ajuda. Quero muito desenvolver o hábito de ler, e ter paixão pela leitura; quero ter interesse pelas palavras e ser cativado por elas, ao longo da leitura de um livro. E, por esse motivo, gostaria de lhe pedir recomendações de livros que venham me ajudar a aprender e a gostar de ler.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue comentando Heron! Essa interação incentiva o meu trabalho ;)

      Bom, acredito que a leitura é um hábito que pode ser desenvolvido em qualquer pessoa. Há pessoas que por algum incentivo na infância (meu caso) ou por tendência natural conseguem ler mais facilmente, mas acredito que toda pessoa pode ser um leitor assíduo.

      A primeira dica que eu posso te dar de imediato, é que você procure livros dos assuntos ou gêneros que podem te interessar... leia por diversão no começo e se empenhe nisso lendo todos os dias. Um dos livros que me fizeram ser apaixonada pela leitura é "Este mundo tenebroso I" de Frank Peretti; li quando era adolescente ainda e foi marcante, pois é um livro entre outras coisas de suspense que eu simplesmente devorei na época.

      Outra dica simples é, leve um livro sempre com você aonde você for. Eu leio em qualquer lugar, ônibus, filas de banco etc., horário de almoço, viagens... porque sempre levo um livro comigo. Assim você utiliza bem qualquer tempinho livre que tiver.

      Enfim o desenvolvimento desse hábito vai variar de pessoa para pessoa, mas não é algo difícil ou complicado, exige algum esforço no começo como quase tudo na vida, mas depois a coisa flui naturalmente.

      Gostei do seu questionamento, talvez eu escreva um post sobre isso aqui no blog - vamos ver :).

      Desejo sucesso pra você! Leia mais^^

      Excluir
    2. Desde já eu agradeço por sua atenção, Kelly. Faça mais resenhas. ^-^ Deus te abençoe. =)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.