LENDO CONTOS | O abutre, de Franz Kafka


Acabo de ler O abutre, o sexto conto do meu projeto "12 contos para 2018" e confesso, estava com saudade de ler Kafka. Eis um escritor que me coloca num dilema terrível: Ler de uma só vez sua obra completa ou ter sempre algo novo de sua autoria para conhecer? Difícil questão. 

Essa é uma narrativa curta, portanto não direi nada do enredo a não ser que essas poucas páginas são fortes o suficiente para deixar o leitor pensativo por horas. E que graças a minha leitura da biografia do autor feita no ano passado e dos comentários da edição que li, sei que O abutre faz paralelo ou metáfora com a tuberculose de Kafka diagnosticada em novembro de 1920, pouco antes da redação do conto. Vale saber também, que foi essa doença que o levou à morte depois de sérias (e dolorosas) complicações na garganta o impedindo até de comer.

Seria o conto uma descrição de sua dor ou a premonição de sua morte? Ninguém o sabe. O que dá para se ter uma noção, por esse e por outros dos seus registros literários, é da angústia e da falta de esperança na vida e na morte que esse homem sentia dentro de si. E nessa meditação, de maneira inteiramente pessoal eu me lembro de um versículo, que acaba sendo uma (minha) resposta ao personagem principal: "Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados." (Provérbios 3:26).    


***
+info: Conto: O abutre | Autor: Franz Kafka (1883-1924) | Escrita originalmente em 1920 | Edição lida: Essencial Franz Kafka; Companhia das Letras, 2010

Classificação: 5/5

Compre na Amazon>>


   
  Alcançada pela Graça de Deus em Jesus Cristo. Nasceu em São Paulo, mas ama morar em BH. Formada em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria pela PUC/MG e escreve desde que se entende por gente. Café ♥ Livros ♥ Sboob | Twitter | Listography

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Instagram