LENDO CONTOS | Alfred e a Estante, de Leon Idris


“... eu tinha uma lei particular, nunca negar um livro que parou em minhas mãos, seja porque alguém colocou-o nelas sem que eu pedisse ou porque fui cativado o bastante para me dirigir ao livro e fazê-lo por conta própria.”

Alfred e a Estante, do escritor brasileiro independente Leon Idris Azevedo, é um conto que todo leitor vai gostar. Narrado em primeira pessoa, traz a história de um escritor sem nome, que percebe a falta de um livro em sua estante e entra numa jornada entre o real e o imaginário para encontrá-lo.

O conto é cheio de referências literárias. Lembrei muito de Kafka durante a leitura, pois ele é citado tanto diretamente, como de forma mais sutil através de algumas cenas que certamente os leitores familiarizados com o mundo kafkiano irão perceber. Um  desses momentos é quando se dá o surgimento de uma porta de passagem num lugar estranho de se imaginar encontrar uma porta, exatamente como Kafka faz em “O processo”. Parece que o autor também é muito fã do Murakami, que ainda não li e, por isso não descarto ter perdido alguma referência nesse sentido. 

Legal também a forma como o gato é inserido no enredo. O bichano tem nome, “Alfred”, e o próprio personagem principal como já falado, não tem. O que ajuda até mesmo na atmosfera um pouco sombria que perpassa o conto.

Gostei muito da escrita do Leon e fiquei imensamente feliz em saber que temos hoje em dia, bons escritores brasileiros produzindo. Apesar de ser uma publicação independente está impecável, não encontrei nenhum erro. Recomendo fortemente!

Ao Rudi do Blog Hiattos que me recomendou essa leitura meu muito obrigada! Outras obras do Leon Idris são: Minha sombra cabe ali, O deserto dos meus olhos, Há pouco, Sobre o que nos separa, Cá estamos porque chegamos.


***
+info: Alfred e a Estante | Autor: Leon Idris Azevedo (1989- ) | Publicação independente, 2010 | Catalogação: Contos

Classificação: 4/5

Compre na Amazon>>


   
  Alcançada pela Graça de Deus em Jesus Cristo. Nasceu em São Paulo, mas ama morar em BH. Formada em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria pela PUC/MG e escreve desde que se entende por gente. Café ♥ Livros ♥ Sboob | Twitter | Listography

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Instagram