FILME | Guardiões da Galáxia - Groot e os frutos do caráter redimido


Guardiões da galáxia é um filme da Marvel que retrata a história de cinco guerreiros: Peter Quill, Gamora (um guaxinim chamado Rocky), Drax e uma árvore humanoide chamada Groot. Suas histórias se cruzam no decorrer do filme e juntos eles defendem o universo da possibilidade de Thanos, um vilão cruel, usurpar a arma mais letal existente, o Orbe, na tentativa de destruir Xandar e ameaçar outras galáxias através desse poder inigualável.

Além das cenas de humor muito boas e uma trilha sonora sensacional, como já é esperado para filmes de super-heróis da Marvel ou DC - com os mocinhos defendendo a população de uma ameaça terrível capaz de destruir o universo e instalar o caos – o roteiro provoca reflexões importantes; como a de que não vivemos nesse mundo para atender os nossos interesses, mas temos uma missão de lutar por um bem maior...

Eis outras reflexões inspiradas na trajetória do personagem Groot:

Aparência

Groot é uma árvore tosca, quase não possui folhas em seus ramos e têm uma linguagem rústica, na verdade, ele somente se expressa usando um jargão: "Eu sou Groot". Esse personagem é desprezado por seus colegas por não ser bem articulado e como dito acima, ter uma aparência feia. Uma mensagem importante é repassada através disso, pois por mais que sua aparência não chamasse a atenção ele se destacava por sua vontade de superar barreiras com o intuito de ser útil para a coletividade. Assim como Groot tinha uma aparência feia, Jesus Cristo veio sem nenhuma formosura, como é relatado em Isaías:

"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Isaías 53:2,3).

Salvador

Em um confronto entre Drax e o temido inimigo Thanos, este supera Drax e o mata. Groot está lá e através de seus poderes sobrenaturais dá vida ao seu amigo. Assim como Groot conseguiu livrar Drax da morte, Jesus Cristo nos tira da nossa morte espiritual e nos faz nascer de novo.

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andadstes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência." (Efésios 2: 1-2)

Em nosso caso, já nascemos mortos. Nada podemos fazer para nos tirar de uma vida sem propósito e pecaminosa, mas Jesus Cristo nos reconcilia com o Pai e nos dá vida, como um favor imerecido. O sangue de Cristo nos livra de uma multidão de pecados e nos faz uma nova criatura. Obviamente aquele que ganhou uma "vida extra" do Senhor Jesus precisa demonstrar ser alguém como Groot, uma árvore que dá bons frutos e estes bons frutos são representados como Jesus fala em João 6:38: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou."

Iluminar os caminhos

Nossos heróis estão em um local bastante escuro, com sérias dificuldades para caminhar, então Groot ilumina o caminho através de seus poderes mágicos. Somente Groot poderia tirá-los da escuridão, como somente Jesus Cristo tem o poder de nos tirar das trevas e nos fazer caminhar com segurança como os Israelitas caminharam através de uma coluna de fogo rumo à terra prometida: "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." ( João 8:12)

Sacrifício

A aeronave onde estão os heróis é abatida por fogo inimigo, mas Groot usa seus troncos e suas folhagens para envolver os outros para dentro dele para que eles não fossem destruídos. Ele sabia que sua missão antes de tentar se preservar, era entregar-se como sacrifício para que seus companheiros pudessem sobreviver. Groot foi um leão para combater seus inimigos, mas foi um cordeiro para que seus amigos sobrevivessem.

Era necessário que Groot se sacrificasse para que Peter Quill e os outros sobrevivessem, assim como o sacrifício de Cristo foi necessário para que os nossos pecados pudessem ser perdoados.

"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo." ( João 1:29)

Futuro Escatólogico

O mal é derrotado pela união das forças de Quill, Rocky, Gamora e Drax e é restabelecida a ordem no universo. Groot tinha se sacrificado para que seus companheiros pudessem sobreviver, mas ressuscita. Jesus Cristo também ressuscitou ao terceiro dia, estabeleceu Seu reino sobre a terra, eliminou o poder de acusador que o diabo tinha sobre os filhos de Deus e irá vencer o mal de uma vez por todas na Sua segunda vinda.

Assim como Groot, que possamos ser árvores boas e produzir bons frutos espirituais para a glória de Deus. "Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus." ( Mateus 7: 17)


***
+info: Guardiões da Galáxia / Lançamento: julho de 2017 / Direção: James Gunn (II) / Gênero: ficção científica / Duração: 2h 01m / Classificação: 12 anos


*TRAILER*

   Danilo Briano, 1985, casado com Vânia, membro da Igreja Presbiteriana Comunidade da Aliança Recife/PE. Alguém que ama leitura, uma boa conversa e aprender coisas novas. Autores favoritos: C.S.Lewis, Spurgeon e John Piper. 
Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Instagram