EU LI | O Temor do Senhor, de John Bevere


[Uma confrontação à nossa hipocrisia]

O Temor do Senhor é sem nenhuma dúvida o melhor livro cristão que li nos últimos tempos. Através dele compreendi melhor o que simplifiquei na resposta da seguinte pergunta: Por que eu gosto de ler livros cristãos? E como livros cristãos entendo aqui, os livros escritos por pastores, teólogos, missionários... o que me faz ler esses livros? Bem, a resposta parece até óbvia. Os leio porque quero compreender melhor a bíblia, conhecer as linhas teológicas, ver as aplicações do evangelho nas mais variadas áreas da vida etc. Mas não só isso, os leio porque preciso ser confrontada. Através das páginas escritas pelos meus irmãos em Cristo espalhados em todo globo e de muitas épocas - pessoas falhas como eu, que veem ou compreendem algo sobre a fé, a vida cristã, o engano do mundo... etc etc, que eu não estou vendo/compreendendo – sou colocada contra a parede. E aí a mudança começa...

Foi partindo dessa reflexão que percebi o porquê após conhecer a escrita de John Bevere em sua obra de ficção Resgatado – que em minha opinião é uma ficção fraca, mas que carrega em si uma mensagem muito forte -, ao procurar mais títulos do autor, a minha atenção tenha parado justamente sobre esse título “O temor do Senhor”. Ele me pareceu sugestivo por apontar algo que me falta ou que me é deficiente; sim!, desejei ler esse livro porque percebo em mim uma falta de temor ao Criador ou como disse, por ter um temor muito aquém do que deveria ser. E é importante que eu comece minhas considerações por aqui, porque esse livro, ao menos comigo, atingiu o objetivo a que veio; saio dessa leitura se não temendo mais, determinada a buscar esse santo temor até que o consiga.

John Bevere (1959 - ) é um pastor norte americano conhecido internacionalmente, com dezenas de livros publicados e traduzidos em vários idiomas. Nessa obra, ele não apenas diz, mas mostra de ponta a ponta nas Escrituras como o temor é tão fundamental no relacionamento com Deus quanto o amor. “Não podemos verdadeiramente amar a Deus até que o temamos, nem podemos temê-lo adequadamente até que o amemos.” E essa forma de escrever, ou seja, a citação coerente e bem feita de diversas passagens das Escrituras para explicar as vezes um único conceito é muito especial (eu fiquei encantada). Não parei para anotar quantos livros da bíblia ele citou, mas tenho certeza que se listasse chegaria perto dos 66 livros bíblicos.

Não vou me aprofundar no conteúdo aqui, mas para quem já leu ou tem intenção de fazê-lo, gostei muito da ênfase e do conceito em cima disso que ele trouxe da sequência “Ordem, Glória e Julgamento”. Me ajudou a compreender muitas passagens do antigo testamento que até então eram como um enigma. Aliás, eu aprendi muito com esse livro!

Um outro ponto que vale comentar são as denúncias que John Bevere faz à práticas da Igreja Evangélica. Hoje em dia é bem comum ouvir por aí (na internet da vida) críticas pesadas à pastores, linhas teológicas, denominações..., porém, O Temor do Senhor foi publicado a primeira vez em 1997. Certamente (e falo isso como cristã participante de igrejas evangélicas desde pequenina) é algo que nos faz pensar, e principalmente porque muito do que ele denuncia (em resumo a falta de temor no meio cristão), em 20 anos ganhou proporções alarmantes. Todavia, seu tom – e nisso, outra característica excelente do livro – não é depressivo ou desapontado (como encontrei em outros livros escritos por pastores), mas esperançoso. Ele confronta, mostra o erro e aponta a saída que é o próprio o Deus e Sua promessa de novos céus e nova terra.

É um livro que expõe a hipocrisia da igreja atual, e é um livro que me fez ver o quanto eu posso estar sendo hipócrita e/ ou enganando a mim mesma se mantenho um relacionamento com Deus sem temor. Gostei imensamente da leitura e isso não significa dizer que não houve nada que me desagradou (algumas descrições das viagens e de cultos públicos achei desnecessárias), mas que foi uma leitura muito marcante e que tenho certeza que vou voltar a fazê-la, se não completamente ao menos em parte. Pretendo ler também outros livros do autor e para a minha satisfação de leitora do Kindle, a Amazon tem vários títulos dele em ebook (realmente baratos em relação aos livros físicos). Alguns de mais provável leitura são: Movido pela eternidade, Um coração ardente, A Isca de Satanás e Do bem ou de Deus?

***
+ Info: Título: O temor do Senhor: o segredo para conhecer Deus na intimidade | Autor: John Bevere (1959- ) | Publicado originalmente em 1997 | Edição lida: Rio de janeiro, Editora Edilan, 2015 | 236 páginas | Catalogação: Não ficção; Temor de Deus; Deus

Classificação: 5
Compre: Amazon
Skoob: aqui



   
  Alcançada pela Graça de Deus em Jesus Cristo. Nasceu em São Paulo, mas ama morar em BH. Formada em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria pela PUC/MG e escreve desde que se entende por gente. Café ♥ Livros ♥ Sboob | Twitter | Listography

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Instagram