Por que crianças devem assistir a filmes de super-heróis?


 
A infância é uma fase de descoberta. Um período em que as crianças precisam de referências para aprender pelo exemplo o que é certo e errado, sobre masculinidade e feminilidade, respeito aos mais velhos, obediência aos professores...

Nesse sentido muitos filmes podem ser proveitosos para crianças por conseguirem ensinar valores de uma forma lúdica, e falo mais especificamente dos filmes de super-heróis, logicamente não me referindo a todos, visto que alguns são distorções destes, tais como Deadpool; mas em regra, heróis como Super-Homem, Batman, Homem-Aranha..., podem ensinar muito as crianças enquanto elas se divertem – contando sempre com a supervisão dos pais ou adultos interessados em saber o que elas estão assistindo.

Alguns conceitos que as crianças podem aprender com os super-heróis, principalmente os meninos, são:

Bravura

A sociedade está pregando a imagem do homem delicado, inofensivo, e isto está se refletindo nos lares: homens sem autoridade e mulheres tomando a frente de tudo. As famílias estão perdendo sua identidade.

Gosto muito do Super-homem, porque para mim ele é um modelo ideal de bravura: forte, destemido, um homem que não tem medo do perigo e que não foge de suas responsabilidades. Ele está sempre disposto a enfrentar tiroteios, furacões e terremotos; para proteger a humanidade.

Super-homem também é um exemplo de como um homem deve tratar uma mulher; Clark Kent trata Louis Lane da forma mais cavaleira possível: protetor, amoroso, gentil e sempre disposto a socorrê-las dos perigos que o mundo oferece.

A igualdade dos sexos que o mundo prega é uma bomba-relógio para a destruição da sociedade. (O homem deve se sentir na obrigação de prover financeira e espiritualmente o lar. A mulher pode trabalhar, obviamente, mas não podemos colocar nas costas das mulheres a iniciativa das obrigações do lar; o homem como provedor e a mulher como auxiliadora e responsável por cuidar do lar e dos filhos é o modelo bíblico e deve ser almejado pelas famílias.)

Justiça

O Batman, Bruce Wayne, é um empreendedor de sucesso, dono da corporação Wayne Enterprises, que dispõe de muito dinheiro, mas que o usa para fazer justiça contra os criminosos. A verdade é que ele buscou essa justiça inicialmente pela morte dos seus pais, mas se tornou um herói lutando contra o crime, contra os malfeitores, mesmo podendo ter a seu dispor um exército de seguranças armados para proteger a ele e seu patrimônio.

Nos filmes do Batman, Bruce Wayne é levado por um conflito interno sobre continuar ou não com a sua saga contra o mal e contra o crime pelo fato da imprensa e a própria polícia tentarem desqualificar o seu trabalho e muitas vezes o difamarem como criminoso, mas ele supera todas essas dificuldades porque apesar de ele se sentir ofendido, e com razão, ele acredita nos seus ideais de eliminar o mal e de trazer esperança para uma população amedrontada.

Propósito

Infelizmente, vivemos em uma sociedade sem propósitos: falta de amor, falta de companheirismo e um egocentrismo muito grande por parte das pessoas. Se fizermos um questionário para adolescentes e jovens que estão terminando o ensino médio, por exemplo, e perguntarmos o porquê delas estarem querendo prestar vestibular para medicina, engenharia ou outro curso qualquer, a resposta deles será quase em uníssono: "Estou escolhendo essa formação porque ela me trará um retorno financeiro."

Não há nenhum problema em ter uma boa condição de vida; é muito bom ter condições financeiras para aproveitar um bom restaurante, fazer uma viagem ou comprar um carro novo, o problema é condicionar o sucesso a um emprego ou formação profissional. O ideal seria que profissionais (sejam liberais, políticos, artistas...) buscassem uma sociedade mais justa, equilibrada, onde todos pudessem contribuir para um mundo melhor.

Os super-heróis são fascinantes porque são guerreiros, lutam pela justiça, não fazem nada por hipocrisia e vivem por um propósito maior que eles mesmos. O que é extremamente o oposto da nossa sociedade hedonista.

*

Os pais devem incentivar os seus filhos a assistirem filmes assim, especialmente da DC, sempre com sua supervisão e discernimento ao julgar todas as coisas e reter o que é bom para o crescimento dos seus filhos e a construção de homens e mulheres que sabem o seu papel.


Instagram