EU LI | A Missão de Neemias, de Luiz Gianeli


[ Sobre a minha última leitura de 2017 ]

Se não nos dispusermos a fazer algo, se não fizermos algo em relação aos perdidos, não estamos amando, não estamos cumprindo nossa missão, não estamos vivendo para o que Deus nos salvou e chamou, não estamos imitando a Cristo.

A Missão de Neemias é o livro de estreia do pastor e missionário Luiz Miguel de Souza Gianeli, publicado de forma independente o ano passado; uma obra curta e simples, fruto da expansão de um trabalho de conclusão de curso. Inclusive é o segundo ou terceiro livro que leio nesse contexto e percebo que a expansão de trabalhos acadêmicos é uma ótima maneira de começar escrever não ficção.

O assunto é o livro bíblico de Neemias, com enfoque sobre a pessoa do governador Neemias em termos da sua liderança exemplar sob o povo de Judá na época pós exílio quando se deu a reconstrução dos muros de Jerusalém.

Nos dois primeiros capítulos o autor apresenta um panorama básico do livro bíblico propriamente e de sua importância ao longo da história para os cristãos e não cristãos. Uma boa introdução para aqueles que desconhecem esse texto da escritura e rico em referências bibliográficas para aqueles que desejarem ampliar mais os seus conhecimentos a respeito do mesmo.

Contudo o melhor dessa pequena obra está no terceiro e último capítulo, em que o autor ao analisar toda essa história, aplica alguns de seus ensinamentos e princípios à execução do trabalho missionário atual. Confesso que quando li a premissa do livro fiquei apreensiva de como se daria isso, ou seja, como o autor faria a ligação entre a missão específica de Neemias (no seu tempo) e a grande Comissão da Igreja de Cristo, porém terminei gostando muito do livro, a linguagem pastoral somada à própria experiência missionária de Gianeli compartilhada em vários momentos, leva o leitor a não só compreender a sua mensagem, mas ansiar colocá-la em prática – levantar e fazer alguma coisa!

Li a obra paralelo a uma releitura do texto bíblico e foi uma experiência muito boa. A leitura ampliou a minha visão sobre todo o contexto de Neemias de diversas formas, recomendo. O livro está disponível para venda em formato físico e digital, links abaixo.

⏪ Esse livro foi cedido para o blog pelo autor ⏩

***

+info: A missão de Neemias: Uma perspectiva para a obra missionária na atualidade | Autor: Luiz Gianeli | Clube dos autores, 2017 | 105 páginas

Classificação:
 4/5

Compre:
Amazon, Clube dos autores
Skoob: aqui



Facebook | Google+ | Instagram | Skoob | Listography


Instagram