Sobre ler a bíblia #02 - Você já ouviu uma narração bíblica?



Em continuidade ao post anterior (faz tempo eu sei), vou comentar hoje sobre mais um hábito de leitura bíblica, ou quase isso. Essa dica (podemos dizer assim?) é muito simples, para mim funciona a muito tempo, mas conheço pessoas que não gostam também.

Estou falando de ouvir a bíblia em áudio ou a bíblia narrada. Seja do texto corrido ou com efeitos especiais, sim!, o Cid Moreira.

Antes de chegar a parte prática e aos benefícios vamos pontuar algumas coisas. Primeiro, eu escrevo esse post para aqueles que desejam ler a bíblia, conhecer o texto bíblico, mas tem dificuldades; sejam elas de compreensão, fala de tempo, tradução, concentração etc. Segundo, eu considero a bíblia em áudio um "recurso", algo complementar à leitura normal.

Comecei a ouvir...

Comecei a ouvir a bíblia em áudio pela fácil acessibilidade. Eu queria ler a bíblia, e ler os livros inteiros como já tratei aqui. Um tempinho de manhã ou a noite era pouco para os meus objetivos. Ler nas horas vagas (como no ônibus, filas, horários de almoço...) até dava, porém a diagramação das bíblias tradicionais tornava isso difícil e cansativo.

Foi quando tive a ideia de procurar por ferramentas que me ajudassem nisso, uma delas foi as narrações bíblicas. Graças a Deus por elas!

No começo foi um tanto estranho, confesso, porém rapidamente fui percebendo como ouvir essas narrações estava me ajudando (e muito) a avançar em meus objetivos: ter contato com a bíblia todos os dias, conhecer o texto bíblico de verdade (o que a bíblia diz e o que ela não diz), memorizar algumas passagens...

Eu conseguia ouvir "as cartas de Paulo" "os evangelhos", livros como Jonas, Ester, Rute etc; em algumas horas, que podiam ser esparsas durante o dia e em qualquer lugar - perfeito! Além disso, tudo ficou mais fácil quando eu sentava para de fato ler as Escrituras, pois já conhecia o básico dos textos.

Minha dica para você é: Experimente ouvir a bíblia narrada.

Na época não foi difícil encontrar essas narrações - lembro inclusive que algumas igrejas distribuíam CD´s com esse conteúdo. Quanto mais hoje. É possível baixa-las gratuitamente em vários formatos e através de vários canais - sites, YouTube, Podcasts; para celulares, notebooks, pendrives (para ouvir no carro) e outros.

Por fim, eis quais os benefícios que vejo na utilização desse auxílio da leitura bíblica:


1 - Compreensão básica do texto

Não é novidade para ninguém que o brasileiro tem dificuldade com a leitura - o brasileiro não lê, ou lê muito mal (se você é uma exceção: parabéns!). Os motivos para essa triste realidade são vários e não é meu intuito enumerar aqui, mas recomendo sobre esse assunto o livro Você sabe (mesmo) ler? no qual a autora explica: nosso maior problema é a interpretação de texto. Nesse contexto, as narrações bíblicas nos ajudam com a compreensão básica. Lembre-se a bíblia tem vários tipos de linguagem: histórica, poética, epistolar... em primeira pessoa, em terceira pessoa... Ouvir isso tudo é bem mais descomplicado do que ler, ao menos em um primeiro momento. Não esquecendo da outra via, se ao ler o Salmo 1 por exemplo,  surgir aquele pensamento "não entendi nada". Colocar os fones de ouvido e apertar o play para uma narração do Salmo 1 pode ser a solução.


2- Acessibilidade

Como já dito, com esse recurso você terá contato com a bíblia em qualquer hora e em qualquer lugar (é o fim das desculpas)


3 - Memorização

Eu não sei você, mas eu tenho mais facilidade de memorizar aquilo que eu escuto do que o que eu leio. Além disso, é possível ouvir repetidas vezes a mesma passagem com esse fim, sem ser tão cansativo como ler o mesmo texto.


4 - Imaginação

As narrações me ajudaram a visualizar melhor as histórias, principalmente pelos efeitos especiais que as do Cid Moreira tem.

E muitos outros...


Você já teve essa experiência? Qual o melhor beneficio das narrações bíblicas para você?


Faça um teste drive 😉




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Instagram