FILME | Liga da Justiça


Por Danilo Briano:

Como de costume, já reitero que haverá spoilers. Vamos lá!

Aparentemente, a liga da justiça é somente um filme de super-heróis combatendo um vilão - que deseja subjugar as pessoas a uma vida miserável -, porém há muito mais a se contar sobre essa película. Muitas vezes algo bom não precisa ter tanta sofisticação, podemos contar uma boa história através de simples fatos e é isso que a Liga da Justiça, um filme da DC, editora norte-americana de filme de quadrinhos quer mostrar. 

A história começa mostrando uma cidade sendo ameaçada por criaturas perversas aterrorizando a população. Ao mesmo tempo, os super-heróis se encontram em uma espécie de depressão pela morte do Super-Homem, sendo esse colocado como a chave para a volta da normalidade do planeta e de suma importância para derrotar o inimigo - o Lobo da Estepe. Vejamos alguns personagens e o objeto que amarra toda a história:

Super-Homem

A história do Super-Homem é uma tipologia para Jesus Cristo, o filho de Deus. Vejam só as semelhanças: O Super-Homem é de outro planeta, enviado para a terra ainda bebê e é criado por um casal de pessoas justas e trabalhadoras que dão a ele uma boa educação, prezando para que ele, Clark Kent, seja um homem íntegro. 

Outra "coincidência" é o fato de seus pais adotivos serem chamados de Jonathan e Martha, mesmas iniciais de Maria e José, pais de Jesus. Outro fato importante é o seu nome verdadeiro ser Kal-El, que significa ser um enviado do céu.

Clark Kent cresce e se torna um super-herói que luta pela justiça, salva as pessoas da morte e não tem o menor interesse de ser reconhecido por seus méritos.

Batman

O Batman é um sujeito rico, orgulhoso e sedutor; mas apesar disso ele se utiliza da sua fortuna para combater o crime em Gotham City e trazer esperança à população. Ele representa um homem que mesmo com suas inseguranças e falhas, se importa com o bem das pessoas e fará de tudo para que elas não sofram. É um personagem com tiradas de humor muito legais, tais como quando o Flash fala que seus super poderes são relacionados com a velocidade e pergunta quais são os dele, o Batmam responde: "Sou rico."

As caixas

As caixas são o segredo da preservação do mundo, se o inimigo as tiver em posse pode destruir a humanidade e transformar a terra em um mundo de trevas. Existem três caixas, uma em posse dos Atlantis, uma com as Amazonas e outra sob a responsabilidade dos humanos.

Os Atlantis são uma sociedade que vive secretamente no oceano, onde todos vivem em harmonia, trabalhando para transformar a sociedade deles na melhor possível. É uma utopia, ou seja, um tipo de sociedade que nunca irá acontecer devido à necessidade do homem de sempre querer levar vantagem sobre o seu semelhante.

As Amazonas são guerreiras que vivem em uma ilha no Pacífico, a sua maior representante é a Mulher Maravilha, o objetivo delas é viver para proteger essa caixa de qualquer ameaça. Elas vivem em um modelo de coletividade perfeita, onde as leis são seguidas a risca, exatamente da mesma forma como pelos Atlantis.

A caixa sob a responsabilidade dos humanos está em um local escondido devido a notória capacidade do homem de se corromper diante do poder - a humanidade é retratada no filme como ambiciosa e indigna de qualquer confiança.

Uma dessas caixas é usada para ressuscitar o homem de aço, Superman. E ele ajuda os heróis a derrotar o inimigo e restaurar a ordem na terra.

Se gostei?

Esse foi o melhor filme que assisti esse ano, um filme que tem humor, ação e é eletrizante do início ao fim. Alguns personagens não foram citados nesse texto, como Ciborgue, Aquaman; e outros foram pouco esmiuçados como Flash, Mulher Maravilha para te incentivar a assistir e se divertir com esse roteiro muito bem feito pela DC.

Para finalizar, aquilo que me chamou mais atenção foram as mensagens que os personagens deixaram. Uma cena onde o vilão está interrogando pessoas comuns e elas enfatizam quando estão em desespero: "Eu tenho família" e o Lobo da Estepe, como um vilão que não conhece a importância desses conceitos pergunta: "Por que essas pessoas dão tanto importância a família?"

Outra cena bastante chamativa é quando o Superman fala: "Eu acredito na verdade e também na justiça."


***
+info: Liga da Justiça / Lançamento: novembro de 2017 / Direção: Zack Snyder / Gênero: ação; ficção científica / Duração: 2h / Classificação: 12 anos

 TRAILER

 


Instagram