Sobre leitura #2 - Escolha suas áreas de interessse


Toda pessoa que descobre o maravilhoso mundo da literatura, mais dia menos dia, vai se deparar com uma dura realidade: a vida é muito curta para ler todos os livros que gostaríamos.

Acho que daí vem as manias que agregamos ao hábito da leitura [creio não ser só eu]. Na busca de conseguirmos ler o máximo e o melhor que pudermos no tempo disponível, inventamos, às vezes inconscientemente, diversos mecanismos para a conquista desse objetivo. Poderia citar inúmeros, mas vou destacar só um hoje: Amamos fazer listas!

Quem nunca viu por aí, a lista dos,

100 livros essenciais da literatura mundial
100 livros essenciais da literatura brasileira
100 melhores livros de todos os tempos
1001 livros para ler antes de morrer

Ou mesmo listas por gêneros ou por autores,

10 melhores livros de filosofia
10 melhores livros sobre escrita
10 autores da literatura inglesa
50 autoras que você precisa conhecer
Etc; etc; etc;

Fora aquelas pessoais: o que vou ler, o que já li, autores para conhecer, livros para ler no ano, livros para ler no mês, desafios...

A minha lista dos livros “quero ler” no Skoob está marcando o número de 311 e tenho uma planilha de Excel, com mais 149 títulos. Só aí são 460 livros que eu quero ler. (Conheça parte dessas listas aqui)

Fazendo uma breve conta matemática:

Leio uma média de 30 livros por ano:
460 / 30 = 15,33

Vou levar mais de 15 anos para ler esses livros! E a lista não para de crescer : ()


Mas e aí? O que fazer? Parar de fazer lista? Nunca! [rss] Como eu disse é um hábito que muitas pessoas têm. E isso não se aplica só a livros.

Pensando nisso e a partir da minha pequena experiência no âmbito da leitura, de um tempo para cá eu tenho tentado focar mais nas minhas necessidades reais quanto leitora do que na listas dos 100 melhores...

Explico.
Há quem diga que leitura é lazer, entretenimento... Sim, ela é isso também, mas não só isso. Uma pessoa pode ler por varias motivações e buscas - formação pessoal, intelectual, espiritual, cultural; conhecimento político, histórico, filosófico, teológico...

Então a pergunta a ser fazer é: O que realmente me interessa ler? O que eu estou procurando nos livros?

Até mesmo porque não precisamos ser especialistas para entender como funciona a nossa memória seletiva: apreendemos melhor aquilo que realmente nos interessa.

Mais importante que a escolha dos livros ou dos melhores autores, é a escolha dos assuntos ou temas que são relevantes para mim naquele momento (semana, mês, ano...).

Continuo fazendo listas haha, mas agora menores e focadas no que deveras é importante para mim.

Eis algumas das minhas áreas de interesse, aceito recomendações de leitura ;)

- Devoção cristã

- Interpretação do livro de Jó

- Cosmovisão cristã

- Escrita


*Crédito imagem cabeçalho
*Crédito gif



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Instagram