Sobre ler a bíblia #01 - Um livro de cada vez




Escrevendo um blog literário, eu não poderia deixar de comentar sobre as minhas leituras do livro que mais leio na vida.

A Bíblia. A bela e poderosa palavra de Deus.

Meu maior intuito aqui - compartilhando a minha experiência - é te incentivar a ler esse livro tão importante.

Comecei ler a bíblia durante a minha alfabetização, e nunca passei longos períodos sem ter contato com ela, mas mesmo assim, ler a bíblia também é um desafio para mim. Durante os anos já a li de várias maneiras, desde abrir em uma página qualquer e começar a ler até seguindo uma tabela de leitura anual. Entretanto o que mais funcionou para mim até agora, que é a forma como leio no momento, é ler um livro bíblico de cada vez. Seleciono um livro específico e dedico a ele alguns dias, semanas ou até meses. Sempre seguindo do primeiro capítulo até o último.

Os benefícios que encontrei nesse modelo de leitura são vários, mas destaco alguns:

  • Constância
Ler um livro de cada vez, principalmente os históricos e os evangelhos, me ajudou a ler a bíblia regularmente, pois seguindo uma linha de fatos e/ ou episódios é despertado um interesse maior para o que vem depois.

  • Interesse
A jornada dos grandes personagens; os atos poderosos de Deus; as guerras; o sofrimento e alegria de homens e mulheres de vários contextos, idades, personalidades diferentes por causa de sua Fé; o Messias prometido a um povo, sua chegada, vida, morte e ressurreição...

Através da leitura dos livros inteiros passamos a conhecer tudo isso,

como,
quando,
quem,
porque,

Uma dimensão que a leitura de textos isolados não proporciona, mas que justamente, é a que torna a bíblia a cada dia mais interessante...

  • Contextualização
A compreensão do texto bíblico depende em primeiro lugar da sua contextualização. Na leitura de um livro específico durante algum tempo fica mais fácil contextualizar, que segue basicamente quatro pontos¹:

  1. o significado literal: o que ele diz
  2. o cenário histórico: os eventos da narrativa, a quem é dirigida e como foi compreendida na época
  3. a gramática: a sentença e parágrafo imediatos nos quais uma palavra ou frase se encontra
  4. a síntese: a comparação com outras partes das Escrituras.

  • Meditação
Essa leitura constante, intencional e contextualizada de um livro bíblico específico durante um tempo (seja horas, dias, semanas, meses...) gera uma maior assimilação do leitor com o texto. E o resultado disso é uma meditação espontânea pós leitura.

Muitas pessoas tem dificuldades com momentos devocionais (que seria um assunto para outro post) de meditação da escritura, mas o que as vezes lhes escapa, é que esses momentos são consequência  da leitura comum ou assídua da Bíblia.

*

Hoje eu vou parar por aqui... espero que este post tenha incentivado você de alguma forma a ler a bíblia, em breve voltarei para compartilhar mais sobre esse assunto.


PS. Decidi separar a leitura bíblica das outras atualizações ;)


Referências
¹ https://www.gotquestions.org/Portugues/biblico-contexto.html


-------------------------------------------------------------
Kelly Oliveira B. Criou o Café&bonsLivros em 2014; Cristã protestante, 28 anos, mora em BH, Contadora. - Uma simples leitora que segue sempre o sábio conselho de Spurgeon: "...visite muitos livros bons, mas viva na Bíblia" ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.