Os 13 melhores livros que já li

sexta-feira, março 10, 2017
*Crédito imagem

Por Danilo Briano:

Parafraseando Jonas Madureira, você não pode passar dessa vida para outra sem ler! Eis a minha lista em ordem crescente:


13. Sabedoria Bíblica, de Charles Spurgeon (Shedd Publicações)


Trata de ensinamentos de João Lavrador que tenta incutir no leitor "virtudes morais", enfatizando o valor destas contra a degradação do homem. Linguagem simples, com uma pitada de bom humor. É um livro para ser lido sem medo de ser feliz.


12. O Peregrino, de John Bunyan (Editora Mundo Cristão)


Livro que fala das peripécias de Cristão em busca do verdadeiro sentido da vida. Durante essa caminhada, ele passa por momentos de fraqueza, desânimo, dúvida... mas persevera até chegar a Cidade Celestial.


11- Ivan, de Myrna Grant (Editora Betânia)


Trata de uma história verídica de Ivan, um membro da igreja batista que foi convocado pelo exército soviético. Ele sofre uma severa perseguição por seu amor a Cristo. Livro que mostra a perseverança de um rapaz diante de práticas de tortura contra ele. Verdadeira obra-prima.


10. A fé na era do ceticismo, de Timothy Keller (Editora Vida Nova)


Um livro bastante atual, pois tenta responder algumas perguntas que muitas pessoas, até mesmo verdadeiros cristãos, não sabem responder; tais como: "Como pode um Deus bom mandar alguém ao inferno"? ou " O cristianismo é uma camisa de força" e " Por acaso, Deus sendo amoroso, pode vir a se irar"?


9. O chamado ao evangelho e a verdadeira conversão, de Paul Washer (Editora Fiel)


Paul Washer é um dos maiores pregadores da nossa geração e neste livro ele tenta abordar alguns pontos do evangelho, como fé, salvação e arrependimento. Um livro que vem para quebrar alguns conceitos que permeia o evangelicalismo atual, onde trata o pecado como uma falha tolerável e sem consequências nas nossas vidas. O capítulo 4 desse livro é bem interessante, pois desmistifica aquela chamada "oração do pecador", onde o indivíduo somente precisa repetir algumas frases para obter a salvação.


8. O evangelho maltrapilho, de Brennang Manning (Editora Mundo Cristão)


É um livro bastante fácil e prende muito a atenção do leitor, apesar de alguns erros teológicos - devemos reter o que é bom. É um livro que basicamente fala que o cristão deve se comportar como um mendigo, o qual anseia pelas migalhas vindas do criador do céu e da terra. Um livro como o próprio autor fala, para pessoas sem mérito algum e que precisam do evangelho da graça.


7. Mais que um carpinteiro, de Josh Mcdowell e Sean Mcdowell (Editora Hagnos)


Josh Mcdowell, o autor, faz uma pequena autobiografia da sua vida, mostrando como durante muito tempo ele foi uma pessoa bastante cética em relação ao evangelho e buscou provas para refutar " aquela farsa". Acabando nessa busca descobrindo inúmeras provas a favor do evangelho de Cristo, que resultou em sua conversão. Este livro trata, entre outros assuntos, da veracidade dos documentos bíblicos e de defesas do evangelho contra o ateísmo.


6. O caçador de pipas, de Khaled Hosseini (Editora Nova Fronteira)


É um romance que tem como pano de fundo o Afeganistão de antes do regime fundamentalista implantado pelo Talibã. É um livro que retrata aspectos de lealdade entre um garoto rico e seu criado, bastante comovente e dramático. 


5. O menino do pijama listrado, de John Boyne (Cia. das Letras)


Livro que conta a história de um menino filho de um comandante do exército nazista, que passa a morar perto de um campo de concentração e começa uma amizade com um menino que vivia do outro lado da cerca. Retrata aberrações cometidas pelos nazistas aos judeus durante o período da segunda guerra mundial.


4. O contrabandista de Deus, John e Elisabeth Sherrill (Editora Betânia)


Conta a biografia do fundador do Ministério Portas Abertas, irmão André, desde a sua infância pobre na Holanda, até suas aventuras no exército, passando pelo momento da sua conversão. E de como ele recebeu um chamado do Senhor para entregar bíblias na região do Leste Europeu, conhecido como Cortina de Ferro, na antiga União Soviética. Bastante impactante e com muitas aventuras e lições para as nossas vidas.


3- A revolução dos bichos, de George Orwell (Cia. das Letras)


Trata-se de uma sátira ao regime comunista soviético, onde o autor faz uma analogia entre a cúpula de poder soviética e porcos. É uma trama que chama a atenção desde o público infantil até adultos. Desmascara a farsa do regime soviético e as benesses de uma elite em detrimento dos proletários. Livro fantástico!


2. O Hobbit, de J. R. R. Tolkien (WMF Martins Fontes)


Obra de Tolkien que antecede a trilogia "Senhor dos anéis". Aventura que mostra o Hobbit Bilbo Bolseiro, os anões e o mago Gandalf em busca do ouro na Montanha Solitária. Este livro trata de temas muito importantes, tais como amizade, lealdade e egoísmo diante do poder e da riqueza.


1. As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis (WMF Martins Fontes)


É uma coleção de sete livros de fantasia, que aborda vários temas cristãos como a criação, a queda e a redenção. A figura de Aslam, o Leão,  representa a bondade, ao mesmo tempo que é uma forte figura de justiça. Esta obra nos mostra que há algo muito melhor reservado àqueles que perseverarem na justiça e que busquem amar o bem.



____________________________
Danilo Briano, 31 anos, casado com Vânia, membro da igreja presbiteriana comunidade da aliança. Alguém que ama leitura, uma boa conversa e ama aprender coisas novas. Autores favoritos: C.S.Lewis, Spurgeon, John Piper.

6 comentários:

  1. Da lista apenas li a Quinta dos Animais, embora conheça a adaptação cinematográfica do O Menino do pijama às riscas, os nomes que essas obras tiveram cá em Portugal e qualquer uma delas são grandes histórias no seu género e com grandes mensagens.

    ResponderExcluir
  2. Da lista li Mais que um carpinteiro e o Caçador de pipas são excelentes livros.

    ResponderExcluir
  3. Todos são excelentes livros, Val. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Kelly :) Da lista já dei uma lida em alguns . Recentemente terminei de resenhar as 7 Crônicas de Nárnia no meu blog ;)

    Só dar uma ida na tag "C.S. Lewis"

    https://lreaprender.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essa lista é do colunista Danilo Briano que tb escreve para o blog.

      Eu comecei a ler as crônicas, mas parei no "Príncipe Caspian" estou precisando retornar.

      Obrigada pela visita!

      Excluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.