EU LI #33 | Amor de Redenção, de Francine Rivers


"Aos que sofrem e têm sede."

O livro que eu vou comentar hoje, combina dois gêneros da literatura que eu gosto muito "ficção cristã" e "romance de época", uma mescla que pode ser difícil de ser feita, mas que deu muito certo em "Amor de Redenção", no original Redeeming Love, escrito pela autora americana Francine Rivers e publicado a primeira vez em 1991. A história foi inspirada no livro do profeta Oséias e retrata a Corrida do Ouro da Califórnia no século 19.

Para quem não conhece o livro de Oséias
Oséias foi um profeta do Antigo Testamento que entregou sua mensagem aos israelitas para lembrá-los - e a nós – de que o nosso Deus é amoroso e a lealdade de Sua aliança com o seu povo é constante. Embora Israel tenha continuado a recorrer a falsos deuses, o amor inabalável de Deus é retratado no marido sofredor da esposa infiel. A mensagem de Oséias é também uma de advertência àqueles que dariam as costas ao amor de Deus. Através da representação simbólica do casamento de Oséias e Gomer (uma prostituta), o amor de Deus pela nação idólatra de Israel é exibido em uma rica metáfora com temas de pecado, juízo e amor perdoador.¹

Um pouco da história...
Em meados de 1850 na Califórnia, Angel com apenas oito anos de idade foi vendida para a prostituição; sozinha no mundo, vive todos os tipos de horrores e desconhece qualquer tipo de afeição verdadeira. Aos 18 anos ela tenta fugir daquele cativeiro, mas descobre que aquela terrível realidade é a única coisa que ela conhece e acaba mais presa do que nunca. Já desejando a morte, ela conhece Michael Hosea (o Oséias da história), um fazendeiro cristão, que decide tirar ela da prostituição e se casar com ela. Eles se casam, mas há um grande problema, Angel não sabe amar...

Impressões
Nunca tinha lido nada da autora, na verdade, li esse livro por causa das indicações dos blogs Ficção Evangélica e Juli Crônicas. É uma bela história, fiquei surpresa tanto pela prostituição ser abordada como pelo modo como foi abordada. Gostei da maneira que autora explorou o tema que dá título à obra "Redenção". Ela conseguiu mostrar o perdão e a cura que o amor de um ser humano para com outro pode revelar, e o principal, como o Amor de Deus (que liberta, redime, restaura e salva!) é manifesto através disso, mesmo na mais trágica história de sofrimento.

A história é muito emocionante, por isso é difícil elaborar uma opinião adequada da obra. Ela tem altos e baixos. Em suma, posso dizer que a autora escreve muito bem, ela soube desenvolver a história com delicadeza já que a temática escolhida é tão dura. Gostei dos protagonistas e dos demais personagens, o enredo explora bem o contexto da época e isso é um fator muito positivo, pois além da história em si, conhecemos um pouco da Califórnia de 1850. A minha única crítica seria ao desfecho do livro - o tratamento que ela deu para o maior "vilão" da história e especificamente as últimas páginas.


***
+ Info: Amor de Redenção, de Francine Rivers / Título original: Redeeming Love, 1991 / São Paulo: Editora Verus, 2010, 460p. 

- Compre: aqui
- Adicione no Skoob: aqui

★★ 
Dificuldade: FÁCIL


¹ Got Questions? Livro de Oséias - https://gotquestions.org/Portugues/Livro-de-Oseias.html


2 comentários:

  1. Eu amo a Francine Rivers... Todos os livros dela são maravilhosos! Aborto interrompido é um bem antigo que encontrei em um sebo bem baratinho. Nossa, a forma como ela aborda o tema abordo é incrível. Tem também A esperança de uma mãe e O sonho de uma filha, as capas são horríveis, mas a história é incrível e tem também A ponte de Haven. Livros lindos dessa escritora.

    Ps. Amor de redenção é incrível <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do livro Inae, pretendo ler outros.

      Ahahahh Realmente a capa de "A esperança de uma mãe e O sonho de uma filha" não são nada atrativas.

      Não conhecia esse "Aborto Interrompido" vou procurar.

      Bjim

      Excluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.