EU LI #30 | Verdadeiro Evangelho, de Paul Washer


"Não existe nada mais profundo e mais valioso do que as boas novas consumadas por Jesus Cristo naquela cruz."

Conheci a pregação de Paul Washer em 2013, através da famosa “Pregação Chocante”, um dos sermões (como também “O banquete de satanás” e “Obedeça!” de Charles H. Spurgeon e “Pecadores nas mãos de um Deus irado”, de Jonathan Edwards) que nunca esqueci. Depois disso, procurando mais mensagens dele, me deparei com os seus livros e Verdadeiro Evangelho é o primeiro deles que escolhi pra ler.

Publicado em 2012 pela Editora Fiel, essa pequena obra - que é o resultado da reunião de vários sermões em vídeo de Paul Washer transformadas em texto pelo o Yago Martins - carrega um título bem instigante em meio ao cenário das Igrejas Evangélicas no Brasil. Diante do comércio generalizado da fé, da idolatria do povo aos cantores e líderes evangélicos, dos escândalos, da banalização de curas e milagres e muito mais; Paul Washer aponta para as Escrituras, dizendo que esse cenário não reflete o evangelho, mas que o Verdadeiro Evangelho a antiga mensagem das escrituras continua vivo e poderoso para salvar.

O problema é desde a evangelização, segundo ele as pessoas não estão “endurecidas ao evangelho”, na verdade, elas são ignorantes – e não duras – em relação ao evangelho. E mesmo entre os cristãos, são evidentes as dificuldades, muitos não sabem explicar claramente nem os pontos fundamentais da fé como “o que é salvação?” ou o significado da “propiciação de Cristo” etc; não por puro desconhecimento, mas devido a mensagem estar chegando fragmentada, diluída... aos púlpitos. "Sem dúvida", ele afirma e eu infelizmente concordo, "um dos pecados da nossa geração foi exatamente reduzir o evangelho."

A partir disso, através de uma exposição clara e corajosa de Romanos 3:23-28, que muitos eruditos e pregadores disseram ser “a grande estrela brilhante das Escrituras”, ele desafia o leitor a meditar na verdadeira mensagem do evangelho que abrange desde a terrível condição da pecaminosidade humana até a Supremacia da Autoridade de Cristo sobre todas as coisas.

...pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei. (Romanos 3:23-28)
O texto é bem claro e confrontador, após colocar os conceitos ele faz as perguntas que o leitor poderia estar se fazendo durante a leitura e responde sem rodeios, fechando todas as brechas que deixaria sua mensagem vaga. Um dos pontos altos foi a enfática afirmação que o verdadeiro evangelho humilha o homem e exalta a Deus. Ouvimos muito sobre a Graça de Deus “o favor imerecido” mas parece que fugimos da compreensão de que Deus não nos deve nada, somos apenas miseráveis pecadores sem nenhuma esperança em nós mesmos. A salvação do homem em Cristo exalta a Deus e somente a Deus, justamente porque nós não a merecemos. Outro ponto, são as considerações sobre as circunstâncias de nossa Redenção, Deus como o Justo Juiz e o Justificador desse processo, algo que por si só é impossível à nossa percepção: A redenção do homem é um dos maiores dilemas do universo!

Como Deus pode justificar um homem perverso e continuar sendo justo?

Finalizo recomendando muito a leitura, este livro é muito bom! Mesmo se você não é um cristão, encorajo-o a ler (além do Novo Testamento) para compreender realmente qual é a mensagem do Cristianismo. Muito do que ouvimos hoje não passa de uma confusão e distorção da verdade, mas a mensagem de boas-novas continua a mesma, bela e poderosa, a única esperança para o homem. E se você é um cristão como eu, leia, tenho certeza que será uma boa oportunidade para você reavivar seu coração com a verdade das escrituras.

Esse livreto está disponível gratuitamente em formato ebook pelo Ministério Fiel.



***
+ Info: Verdadeiro Evangelho: Redescobrindo a Mensagem mais importante da Escritura, de Paul Washer / São Paulo: Editora Fiel, 2012, 120p.

★★ 
Dificuldade: FÁCIL   


Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.