EU LI | Estes são os últimos dias?, de R.C.Sproul (Crucial Questions nº 20)


Estes são os últimos dias? é mais um grande livreto do Dr. R.C.Sproul, volume 19 da série "Questões Cruciais" da Editora Fiel.

Sproul examina as profecias de Jesus registradas nos evangelhos a respeito do fim dos tempos para responder a pergunta do título. A resposta parece muito óbvia, mas o autor pega-nos de surpresa ao interpretar cuidadosamente as palavras de Cristo nos mostrando que as coisas não são tão simples assim.

Em apenas seis capítulos, ele expõe as dificuldades de interpretação das profecias de Mateus 24, considerando-o um dos capítulos mais importantes e controversos do Novo Testamento. Ao que realmente Jesus se referia ao pronunciar aquelas palavras? O seu retorno? O fim do mundo? A destruição de Jerusalém? Para tanto, ele cita o entendimento de algumas pessoas a respeito desse texto, algumas formas de interpretação controversas entre si, chamando-nos a atenção da importância do estudo da Palavra de Deus, uma vez que, superficialmente todas parecem convincentes. Entre essas citações, os relatos de Josefo, o historiador Judeu testemunha ocular da destruição de Jerusalém, me chamou especialmente a atenção. Fiquei com muita vontade de encarar o calhamaço História dos Hebreus (um dia... um dia...)

Gostei também da construção, a partir disso tudo, que ele faz da sua própria interpretação; é o momento inclusive que desejei que o livro tivesse mais páginas para continuar lendo as explicações desse teólogo que escreve tão claramente para os leigos. Além de esclarecer muitas coisas sobre Mateus 24, Sproul transmite um alerta para a igreja. Leia esse trechinho:
Deus falou a Noé sobre o dilúvio vindouro e ordenou que ele trabalhasse na construção de uma arca. Você pode imaginar como os amigos de Noé devem ter zombado dele? Mas Noé continuou trabalhando enquanto o povo continuava rindo, não dando atenção ao julgamento que estava próximo. Nos dias de Noé, as pessoas ficaram comendo, bebendo e se dando em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca e começou a chover. Todos os zombadores logo descobriram que Noé sabia exatamente o que estava fazendo. Hoje, todo o mundo está cheio de pessoas que zombam como os críticos de Noé. Nosso Senhor adverte que cada um de nós será chamado a prestar contas, mas ninguém sabe quando isto acontecerá. Entretanto, vivemos tranquilos, comendo e bebendo, e caçoando daqueles que advertem sobre o julgamento de Deus. Afinal de contas, Deus não é um Deus de amor? Assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. O julgamento de Deus cairá sobre os homens quando ninguém estiver aguardando-o, ou esperando-o. (pg. 51)

O último capítulo também merece a nossa atenção. Sproul faz uma breve exposição da parábola do Servo Fiel e o Servo Mau. Ele afirma: devemos cumprir o nosso dever de "servos" para com o nosso único Senhor Jesus Cristo. E para quem tem dúvida, a palavra que Jesus usou para expressar a ideia de "servo" - em Mateus 24:45-51 - é traduzida também como "escravo", ele enfatiza. A maioria das pessoas tem uma reação negativa para com essa palavra, mas a grande ironia do ensino do Novo Testamento é que ninguém se torna verdadeiramente livre, até que se torne um escravo de Jesus Cristo."Todos nós somos escravos, de um tipo ou de outro. Ou somos escravos de Cristo, ou somos escravos do pecado. Não há outra opção para a humanidade." (pg.55)

Foi uma leitura rápida, mas muito proveitosa. O autor me surpreendeu com a sua interpretação de Mateus 24, provocando em mim uma necessidade de buscar mais entendimento sobre esse assunto. Sobretudo, para nós que estamos em Cristo ler e meditar sobre o seu retorno é algo maravilhoso, que enche os nossos corações de esperança e temor.


***
+ Info: Título: Estes são os últimos dias? | Autor: R.C.Sproul | Editora Fiel, 2015 | 59 páginas 

Classificação: 4/5
Compre: Amazon
Skoob: aqui



   
  Alcançada pela Graça de Deus em Jesus Cristo. Nasceu em São Paulo, mas ama morar em BH. Formada em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria pela PUC/MG e escreve desde que se entende por gente. Café ♥ Livros ♥ Sboob | Twitter | Listography

4 comentários:

  1. Kelly, que legal! Tenho logo que começar essa série de Sproul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livretos muito bons João Vitor, pretendo ler mais volumes da série. Abs

      Excluir
  2. Que ótimo livro hein? Precisamos refletir um pouco mais sobre a vinda de Cristo e desapegamos deste mundo. Amei sua resenha e sua opinião.
    Beijoss.
    http://coisasdemulhercris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :)
      Realmente precisamos meditar mais sobre a vinda de Cristo. Estamos vivendo dias de trevas, o retorno do nosso Senhor é a única esperança que temos. Bjim

      Excluir

Deixe seu comentário! Vamos trocar ideias ;)

Instagram